Problemas na Obra ?

Espaço de Leitura

Como identificar se um problema é de manutenção ou erro de obra?

Inicialmente devemos confrontar o problema com o projeto original, verificando se houve alguma modificação neste projeto após a conclusão da obra. Se isso ocorreu, verificar se a modificação foi feita com os devidos critérios técnicos e se foi utilizado material adequado. Toda modificação ou manutenção deve ter um procedimento e este deve ser seguido. Estas por mais simples que sejam devem ser feitas por profissionais qualificados.

Ocorrendo falhas construtivas, devemos identificar se houve omissão em algum destes itens:
1- Se o projeto foi bem concebido e seguiu as normas técnicas. (Um projeto também deve ser bem detalhado para que não fiquem pendentes soluções para resolver durante a obra.)

2- Se a construção foi executada de acordo com o projeto e se foram aplicados os materiais na quantidade e especificações corretas.(Grande parte das manutenções ocorre quando há a mudança na qualidade ou quantidade de um material, o que pode provocar infiltrações, rachaduras, vazamentos e outros problemas futuros).

3- Se houve uma fiscalização qualificada e atuante para o cumprimento do projeto e aplicação dos materiais especificados.

Algumas situações que levam a erros de obra:
• Áreas de cobertura expostas a intempéries devem sempre ser impermeabilizadas mesmo se for assentado piso cerâmico, principalmente em regiões com grandes oscilações climáticas.
• Construções próximas ao mar e em regiões com alto índice de umidade devem ter suas fachadas melhor protegidas com materiais adequados.
• Deve-se ter sempre um caimento em direção aos ralos para não ocorrer infiltrações.
• Tubulações de esgoto não devem ter ângulos retos, pois facilitam o acúmulo de sujeira e aumentam a pressão e tensão do sistema.


Algumas situações que levam a problemas devido à manutenção:
• Danos na impermeabilização de caixas d`água ou reservatórios enterrados na hora de limpá-las.
• Os registros devem estar sempre totalmente abertos ou totalmente fechados, pois não foram feitos para regular a força da água, podendo causar danos irreversíveis ao mecanismo das peças.

Casos muito comuns de acontecerem:
• Em regiões com grandes oscilações climáticas, os raios solares podem causar um aquecimento. Lajes, platibandas ou muretas que estiverem expostas poderão sofrer uma dilatação surgindo trincas que mais tarde podem provocar infiltrações pelas águas da chuva.
• Em relação às paredes, estas absorvem a variação de umidade que existe durante todo o dia, com isso elas retraem e expandem podendo ocorrer trincas.